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 Em destaque os principais serviços executados em nossa oficina.

Troca de Molas 
 

"A suspensão de lâminas é uma tecnologia simples de suspensão automotiva que consiste no uso de um conjunto de lâminas metálicas para amortecer qualquer ação, que é feito através da conversão da energia transferida para as rodas em energia de deformação elástica principalmente por flexão das lâminas que compõem a suspensão." (fonte: wikipédia)

 

A Flexão constante das molas do feixe de molas cria um desgaste natural que com o tempo faz com que a(s) lâmina(s) venha(m) a se romper, necessitando assim a sua troca. Outros fatores também contribuem para o desgaste da suspensão como: Excesso de peso, má conservação das estradas, vazamento de óleo sob o feixe de molas e mudança abrupta da temperatura ambiente.

O nosso serviço consiste na substituição das molas danificadas, mantendo assim o equilíbrio da suspensão.

Embuchamento de Suspensão
 

Consiste na troca das borrachas e/ou buchas de metal, além dos pinos e parafusos de fixação da suspensão ao chassis do caminhão, além das buchas da barra estabilizadora e componentes danificados evitando a inclinação da carroceria em demasia durante as curvas a fim de não se perder estabilidade. 

Arqueamento do feixe de molas
 

O arqueamento é executado nas lâminas do feixe de molas, sua principal função é adicionar pressão as lâminas com a finalidade de aumentar a altura do feixe de molas, deixando assim o veículo mais alto.

Embuchamento Tensor e Tensor "V" (Traçados VW/Ford/Scânia) 
 

O Braço tensor do caminhão e carretas é responsável pelo alinhamento dos eixos traseiros, seja no caminhão truck que é composto de dois braços fixos e dois reguláveis, carretas de três eixos que possuem três braços fixos e três reguláveis ou ainda os caminhões traçados (6x4) que possuem os braços reguláveis e as hastes em reação tipo "V" que possuem reparos (buchas). O desgaste destas buchas e/ou reparos causa o desalinhamento dos eixos causando especialmente o desgaste dos pneus.

O embuchamento consiste na troca dos reparos e ou buchas dos braços tensores dos caminhões trucados ou traçados. O desgaste das buchas geralmente é causado pelo desgaste natural, excesso de peso e quando em manobras com o veículo carregado ocorre o arrasto do eixo devido ao pouco ângulo de giro (manobra). 

 

Suspensor Pneumatico

 

O suspensor pneumático tem como sua principal função suspender o eixo traseiro (truck's ou carretas) quando o veiculo estiver sem carga (vazio), aumentando assim a vida útil dos pneus, rolamentos e suspensão, melhora a manobra do veículo proporcionando melhor dirigibilidade ao condutor e economia nas praças de pedágio quando o eixo encontra-se levantado.

O MBM Posto de Molas faz a instalação e faz a manutenção dos componentes como: Troca das Bolsas Pneumáticas , grampos e componentes.

 

Reforma Manga de Eixo e Troca de Ponteiras e Barras de Direção
 
A manga de eixo, também chamada de ponta de eixo, é uma peça que faz parte da viga de eixo dianteiro de caminhões e é acoplada ao eixo através de pinos, buchas, rolamentos e arruelas, serve para fixar o tambor ou disco de freio, fixar a roda e as barras de direção do veículo. Além do desgaste natural, impactos fortes (buracos e quebra molas), excesso de peso e falta de lubrificação podem acelerar o processo de desgaste além de emperrar e/ou empenar a manga de eixo.
A reforma da pontas de eixo dianteiro consiste da troca dos reparos (pinos, buchas, rolamentos, graxeiras e arruelas), além de revisão da pista do rolamento de roda.
A troca da barra ou ponteiras de direção devem ser efetuadas quando a mesma cria folgas por desgaste natural ou quando uma das rodas dianteiras batem em um buraco ou o veículo sofre um acidente que afete uma das rodas. Toda vez que ela for substituída, será necessário fazer o alinhamento de direção, pois ela é a peça responsável pela dirigibilidade do veículo, ocasionando assim desgaste dos pneus.
A manga de eixo, ponteiras de direção e barras de direção são ítens de segurança primordial do veículo visto que a sua quebra ocasiona a saída da roda e/ou perda total da direção do veículo.
Reforma Manga de Eixo e Troca de Ponteiras e Barras de Direção
 
A manga de eixo, também chamada de ponta de eixo, é uma peça que faz parte da viga de eixo dianteiro de caminhões e é acoplada ao eixo através de pinos, buchas, rolamentos e arruelas, serve para fixar o tambor ou disco de freio, fixar a roda e as barras de direção do veículo. Além do desgaste natural, impactos fortes (buracos e quebra molas), excesso de peso e falta de lubrificação podem acelerar o processo de desgaste além de emperrar e/ou empenar a manga de eixo.
A reforma da pontas de eixo dianteiro consiste da troca dos reparos (pinos, buchas, rolamentos, graxeiras e arruelas), além de revisão da pista do rolamento de roda.
A troca da barra ou ponteiras de direção devem ser efetuadas quando a mesma cria folgas por desgaste natural ou quando uma das rodas dianteiras batem em um buraco ou o veículo sofre um acidente que afete uma das rodas. Toda vez que ela for substituída, será necessário fazer o alinhamento de direção, pois ela é a peça responsável pela dirigibilidade do veículo, ocasionando assim desgaste dos pneus.
A manga de eixo, ponteiras de direção e barras de direção são ítens de segurança primordial do veículo visto que a sua quebra ocasiona a saída da roda e/ou perda total da direção do veículo.
Troca de Molas Pneumáticas (Suspensão a Ar)
 

A Suspensão a ar funciona no lugar das molas do veiculo, são colocadas bolsas de ar que quando o sistema é acionado seguram o ar dentro delas fazendo assim com que o veiculo levante, quando o sistema é acionado novamente o ar é jogado de dentro das bolsas para fora fazendo assim com que o veiculo se rebaixe ao limite extremo. Porém existe a necessidade de um sistema que regule a altura de rodagem, válvula niveladora (de preferencia eletrônica), pois o condutor dificilmente consegue fazer essa regulagem.

Realizamos a troca das bolsas quando danificadas (furadas ou rasgadas) em veículos de suspensão mista em especial VW Titan e Constelation.

 Diagnostico de Geometria de Direção e Balancemento
 
O alinhamento é um serviço importante e deve ser feito quando se sente dificuldades em conduzir o carro em linha reta e quando o veículo começa a puxar para um dos lados. O desgaste irregular dos pneus também é outro indício de que o veículo não está corretamente alinhado. 
O balanceamento geralmente vem acompanhado do alinhamento. Não se balanceia "pneus", mas sim o conjunto pneu e roda. Existem duas maneiras de balancear, o estático e o dinâmico. O balanceamento "estático" pode ser feito com o conjunto imóvel. Já o “dinâmico” requer que o mesmo esteja em rotação e ajuda a corrigir problemas que o estático não consegue. Estes sistemas medem as forças geradas pelo conjunto em rotação. Quando o equilíbrio dinâmico é conseguido, o estático é automático e não tem necessidade de realizá-lo em separado. 
Ambas as formas de balancear evitam as trepidações no carro em velocidades acima de 60 km/h, deterioração do pneu, distúrbios de direção e comprometimento da capacidade de frenagem. 
 
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